Ambulatórios de Blumenau oferecem apoio para quem quer parar de fumar

A data de 29 de agosto marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo em todo o Brasil e visa estimular que os fumantes larguem o vício do cigarro. Em Blumenau, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece programas de apoio e estimulo às pessoas que desejam parar de fumar.

Atualmente seis dos sete ambulatórios gerais do município, oferecem grupos de apoio a fumantes interessados em deixar o cigarro, formado por equipes multidisciplinares de profissionais da saúde como assistentes sociais, fonoaudiólogos, médicos e enfermeiros. Durante 10 encontros, é oferecido ao usuário suporte psicológico e médico, e o uso de medicamento, caso haja recomendação.

Os AGs que disponibilizam o serviço são os localizados nos bairros Itoupava Central, Badenfurt, Velha, Escola Agrícola e Garcia e Fortaleza. Na unidade do Centro a previsão é de que em breve o grupo também comece a ser oferecido. Para saber como participar é preciso fazer contato com as unidades de saúde.

os-primeiros-dias-apos-parar-de-fumar-1

O tabaco e seus males

No país o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) é o órgão responsável por auxiliar o Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

Em Santa Catarina a estimativa do Inca para o ano de 2016 é de que mais de 1.300 homens e 500 mulheres serão diagnosticados com algum tipo de câncer relacionado ao consumo do tabaco.

Como o tabaco é apontado como grande causador de diversas doenças, como enfisema e derrame, e também diferentes tipos de câncer, como de laringe e pulmão, a recomendação do Instituto é de que parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro.

Alguns benefícios apontados por especialistas do Inca ao deixar de fumar:

– Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
– Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
– Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
– Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
– Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
– Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
– Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
– Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome