Ambulatório Pós-Covid começa a atender no Hospital Universitário

Passa a atender nesta quinta-feira (26) o atendimento no Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid, localizado no campus 5 da Universidade Regional de Blumenau – Furb, instalado no Hospital Universitário.

O objeto é atender pessoas que tiveram complicações ou sequelas após a doença. O convênio que possibilitou o centro foi assinado no dia 2 de agosto em parceria da prefeitura com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI).

Ao todo, o espaço terá capacidade para atender 65 novos pacientes todos os meses e oferecerá atendimento multidisciplinar. O campus está localizado na Rua Samuel Morse, 768, bairro Fortaleza Alta.

Hospital Universitário da Furb - foto de Eraldo Schnaider
Hospital Universitário da Furb – foto de Eraldo Schnaider

“Teremos 10 profissionais diferentes. Vários especialistas médicos também. Eles poderão conversar e discutir os problemas dos pacientes e ver qual o melhor tratamento. Por ser uma doença nova, não existem protocolos muito claros. Nós vamos poder investigar, pesquisar e propor protocolos mais efetivos para os pacientes, tratando-os integralmente”, afirma o vice-reitor da Universidade, professor Dr. João Luiz Gurgel.

O serviço funcionará via SUS e atenderá 14 municípios da região. Toda a estrutura do campus 5 da FURB estará disponível para a população, desde instalação, profissionais e conhecimento produzido dentro da instituição.

“É importante dizer que somos uma universidade regional e o SUS também se organiza dessa forma. O princípio da regionalidade é muito importante ao SUS, para que possamos ter estruturas e serviços que atendam uma região. Assim, atendemos melhor e com mais eficiência”, destaca Gurgel.

Para acessar o serviço, é necessário procurar uma unidade de saúde ou hospital para garantir a regulação do SUS, assim como é preciso ter sintomas e necessidades. Com isso, o médico encaminhará para a Universidade.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome