XV de Outubro destaca Indaial no Estado

Treino no XV de Indaial
Treino no XV de Indaial

A Sociedade Desportiva XV de Outubro, ou XV de Indaial, foi fundada em 15 de outubro de 1952. É o único time que representa Indaial no futebol profissional no estado de Santa Catarina. Grandes jogadores foram revelados pelo XV, entre eles Leandro Damião (atualmente no Inter RS e com passagens pela seleção Brasileira). O XV criou seu departamento de futebol profissional e foi campeão da divisão de acesso em 2009, e desde então disputa a divisão especial do campeonato catarinense.

XV de Outubro para 2013

Em uma entrevista concedida a Jonatas Mizael Rosenbrock, o treinador da equipe, Joselio Kresch, comentou sobre as expectativas para o ano de 2013. “Espero que consigamos fazer um campeonato melhor do que o do ano passado, quando nós investimos muito querendo chegar ao quadrangular e não conseguimos. Neste ano formamos uma equipe jovem, porém promissora. Mantemos alguns jogadores profissionais do ano passado e pretendemos fazer a contratação de um lateral direito, haja vista que Jean está lesionado, os demais jogadores serão dos juniores”. O lateral direito Edson veio do São José (RS), e está em fase de teste no clube.

Devido a dificuldades financeiras, o XV vai utilizar jogadores de base na competição deste ano, para suprir o plantel principal. Até mesmo porque o perfil do XV é a formação de jogadores. O XV Indaial tem tradição em revelar jogadores, tendo como destaque, o atacante Leandro Damião e Maurinho. Sobre isso, Kresch comenta: “o meia Talison e o goleiro Saimon estão treinando aqui desde a categoria infanto juvenil, e nesse ano eles terão a oportunidade de vestir a camisa do XV de Outubro no time profissional. Espero que eles e outros diversos jogadores, formados em sua maioria no clube, nos levem a uma posição bem melhor do que nos anos anteriores. Acredito muito nessa garotada.”.
Falta de Apoio

O XV de Indaial é o único time profissional de Indaial. Este ano disputa a segundona Catarinense, com times tradicionais do estado como Brusque, Marcílio Dias, Imbituba e Porto. Porém o time não recebe um apoio expressivo do empresariado da cidade. “Apesar de termos empresários e pessoas da comunidade que lutam pelo clube, eu sinto que esse apoio poderia ser maior”. Só a folha salarial do clube é o dobro do que o clube recebe de patrocínio. “O XV está levando o nome da nossa cidade e é conhecido já no Brasil e até pelo mundo. Meu sentimento é de que esse apoio poderia ser maior. Convido a comunidade e aos empresários a abraçarem o XV e virem conhecer nosso trabalho. Só vamos crescer se a cidade Indaialense abraçar esse clube.” acrescenta Kresch.

Papel social 

Além de colocar Indaial no mapa do futebol profissional, o XV Indaial também tem seu papel social. Atualmente em acordo feito com o Ministério Publico, auxilia na recuperação de jovens (pequenos infratores) que cumprem pena socio-educativas. Ao ser indagado sobre os planos do clube para o projeto, Jocelio respondeu “É de com certeza expandir. Através desse projeto vários jovens tem mudado a sua vida, vários atletas que vem para o XV se reabilitam na sociedade. Um grande exemplo é de Maurinho e seu irmão, Jeremias, que foram atletas recuperados no Clube. Temos o auxilio espiritual para os jovens com o pastor Serginho, que colabora de forma voluntaria, mostrando há esses jovens uma maneira diferente de ver a vida. Esse projeto esta fazendo a diferença”.

A base do clube conta com 150 atletas de várias idades. Vários alunos se destacam e o clube deverá colher bons frutos. O responsável pelas bases infantil e juvenil, é o professor Elton Silva. “Só nos atletas de 7 a 15 anos temos em torno de 120.” disse Kresch. Recentemente o clube, recebeu um repasse da Prefeitura Municipal no valor de 90 mil reais. Isso será utilizado para reformas e manutenção da parte estrutural do clube, visando melhorar a estrutura para a manutenção dos projetos atuais e outros que poderão ser elaborados com o poder publico em beneficio da comunidade Indaialense.
Mensagem a sociedade indaialense

“Convido vocês a vir prestigiar o XV. O clube ira lutar para retribuir com garra os torcedores que acreditam no XV. A torcida é fundamental para o nosso sucesso, e por isso contamos com vocês.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome