
Após o Farol Blumenau noticiar que a empresa Nossa Senhora da Glória deixou de pagar seus funcionários, a Prefeitura de Blumenau anunciou que irá fazer uma Intervenção administrativa no Consórcio Siga.
A medida vai alterar o gestor do Consórcio e das empresas que o compõe. A decisão é baseada no contrato firmado entre a Prefeitura e visa garantir o cumprimento das cláusulas de prestação do serviço.
“[.. ] trata-se de uma substituição emergencial do gestor do concessionário e respectivas empresas integrantes diante do não cumprimento de cláusulas contratuais”, anunciou a Prefeitura por meio de nota.
A decisão é valida inicialmente por 30 dias e busca as causas que geram os problemas, como os atrasos de pagamento. A medida foi tomada por um decreto assinado pelo prefeito Napoleão Bernardes na tarde deste domingo (08).
Segundo a nota, a Intervenção deve influenciar toda a administração. “A Administração Municipal assume a direção da execução, controlando o pessoal, material, equipamento e operações até sua normalização ou subsequente extinção do contrato”.
A Glória é uma das três empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Blumenau formando o Consórcio Siga. As outras duas empresas, a Verde Vale e a Rodovel, não enfrentam problemas financeiros públicos.
Câmara Técnica
Em setembro foi anunciada a formação de uma Câmara Técnica formada por representantes do Seterb e das empresas com objetivo realizar uma análise profunda do sistema. Porém, de acordo com a nota deste domingo, solicitações realizadas pela Câmara para cumprimento do contrato não foram atendidas.