quarta-feira, 29 de junho de 2022
14.4 C
Blumenau

Prefeitura suspende temporariamente consultas eletivas em Blumenau

A partir desta segunda-feira (16) a Prefeitura de Blumenau suspende temporariamente os atendimentos eletivos nas unidades Estratégia Saúde da Família e Ambulatórios Gerais em virtude do aumento diário de casos de dengue e Covid-19.

Os atendimentos das unidades ficam destinados ao atendimento de intercorrências e casos de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de dengue e Covid-19. Os atendimentos de puericultura e pré-natal estão mantidos.

Atendimentos odontológicos seguem ocorrendo normalmente nas unidades de saúde ESF e AGF. Assim como as consultas, exames e procedimentos feitos na Policlínica Lindolf Bell, do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira.

Dengue – sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Atendimento médico em ambulatório - foto da PMB
Atendimento médico em ambulatório – foto da PMB

Covid-19 – sinais e sintomas

Os principais sintomas de Covid-19 estão ligados ao sistema respiratório. Podendo apresentar febre, tosse, coriza, congestão nasal, e em alguns casos, dificuldade para respirar. Falta de olfato e paladar também estão relacionados à doença.

Epidemia de dengue e Covid-19

Nas últimas semanas, Blumenau registrou aumento significativo dos casos de dengue e Covid-19 no município. Conforme o boletim da dengue divulgado na última terça-feira, dia 10, a cidade registra 1.450 casos confirmados de Dengue. Já o boletim Covid-19 divulgado neste domingo confirma 909 pessoas em tratamento.

Apesar da elevação dos números, a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria seguem estáveis no município. São 8 pacientes internados com Covid-19 e 27 pacientes internados com dengue – conforme os respectivos boletins divulgados durante a semana.

contratação de clínicos gerais

A Prefeitura abre na quinta-feira (19) chamada pública para a contratação de médicos clínicos gerais Os interessados devem comparecer das 8h as 12h, no setor de Seleção Pública, no 2º andar da Prefeitura, sala 25, para entrega dos documentos.

Estão disponíveis 21 vagas para atuação nos Ambulatórios Gerais. O objetivo da Secretaria de Promoção da Saúde é que os novos profissionais contratados reforcem os atendimentos no período vespertino e noturno.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.