Após a Prefeitura de Blumenau ser obrigada a pagar por avaliações de desempenho não honradas em 2001 e 2004, um corte de salários de cargos comissionados e funções gratificadas foi anunciado pelo prefeito Mário Hildebrandt.
O corte de 5% nos salários e nas funções deve gerar economia de aproximadamente R$ 2,5 milhões até dezembro. Outra medida será a definição de um novo calendário para o pagamento das Licença-Prêmio em pecúnia – benefício concedido por assiduidade e de licença remunerada – e Prêmio de 25 anos de serviços públicos.
A proposta seguirá para a Câmara Municipal nesta quarta-feira (29). Se aprovada, esta determinação já passa a contar na folha de setembro e expira no dia 31 de janeiro de 2019. Outra medida, realizada por decreto, reduziu em 10% dos valores das diárias dos servidores públicos que realizarão viagens a trabalho.
A Prefeitura também alegou que “continuará atuando visando a redução de despesas com contratos de fornecedores, incluindo renegociação, além de redução de despesas correntes operacionais, como diárias, passagens, combustível, locação de veículos, entre outros, sem que isso inviabilize o cumprimento de obrigações financeiras e a manutenção de serviços à comunidade.”
A nota também afirma que “a Administração Municipal vem enfrentando dificuldades financeiras devido à frustração de receita e aumento vegetativo das despesas, como por exemplo, a folha de pagamento e contratos decorrentes de serviços em meio à crise econômica.”