A Secretaria de Obras de Blumenau realiza entre os dias 7 e 11 de junho, de quarta-feira a domingo, o levantamento topográfico planialtimérico, sondagem e análise estrutural da Ponte Aldo Pereira de Andrade, a popular Ponte de Ferro.
O serviço a ser realizado ocorre para a finalidade de obter dados das dimensões e condições da ponte que servirá para elaboração do projeto de reforma. Para realização completa da análise o acesso pela ponte ficará interditado.
Na quarta-feira ocorre o trabalho de sondagem do trecho da Avenida Martin Luther, onde dá acesso a Ponte de Ferro. Já na quinta-feira no feriado de Corpus Christi, o acesso fica bloqueado aos veículos para o trabalho de análise estrutura e sondagens.
Na sexta-feira o acesso será liberado normalmente, entretanto no período da manhã uma das faixas da Avenida Brasil, logo abaixo da Ponte de Ferro fica interditada para continuidade do levantamento topográfico.
O serviço de análise da ponte prossegue no sábado. No período da manhã o acesso poderá ser impactado em alguns momentos, ficando no sistema siga e pare. Já no período da tarde, após as 13h, a Ponte fica totalmente bloqueada aos veículos. Cenário que se repete no domingo, com a interdição entre a manhã até a noite.
Conforme o secretário interino, Dirk Reiter, a interdição do acesso se faz necessária para os levantamentos, analise estrutural e sondagens cujos dados servem para elaboração do projeto executivo. “Além da reforma da Ponte de Ferro, também está incluso no contrato o projeto de uma passagem inferior na Avenida Martin Luther, que prevê uma ligação em forma de túnel entre a Rua Tocantins até a ponte”, esclarece.
Os serviços do levantamento topográfico, sondagens e analise estrutural devem indicar o estado de conservação dos passeios, das juntas de dilatação, bem como, a situação da estrutura metálica.