sábado, 18 de maio de 2024
14.8 C
Blumenau

Outono terá chuvas abaixo da média e chegada gradual do frio

O relatório da Defesa Civil informou que o outono terá chuvas abaixo da média e a chegada gradual do frio em Santa Catarina. Oficialmente a estação chegou às 18h25 desta segunda-feira (20) e termina no dia 21 de junho

Durante este período, ocorrem mudanças importantes no clima de Santa Catarina. Uma delas está relacionada às temperaturas, com a grande amplitude térmica sendo a marca da estação, ou seja, as manhãs são mais frias, enquanto as tardes são mais quentes. Além disso, as massas de ar frio começam a chegar ao estado.

Ainda de acordo com o relatório, apesar de as temperaturas diminuírem durante o outono, períodos mais quentes ainda são comuns, com as temperaturas passando dos 30°C, principalmente entre o final de abril e maio.

Já com relação às chuvas, que no verão são causadas pelo calor e umidade, passam a ocorrer cada vez mais por conta da passagem de frentes frias. O Litoral e planaltos apresentam um período mais seco, enquanto que no Grande Oeste os volumes de chuva aumentam consideravelmente em relação ao verão.

Frio em Blumenau - foto de Eraldo Schnaider
Frio em Blumenau – foto de Eraldo Schnaider

Neste outono, apesar do fim da La Niña, são esperados acumulados que, no geral, devem ficar abaixo da média no estado (clique aqui e veja a previsão climática). A estiagem no Grande Oeste catarinense deve ser agravada devido a esta condição.

Em relação às temperaturas, a Defesa Civil espera-se que o frio chegue de forma gradual e não persista por muito tempo. Apesar disto, não se descartam eventos meteorológicos extremos de chuva e temperatura.

Danos causados pela agitação marítima e ressaca nas regiões costeiras passam a ser mais frequentes e requerem atenção. Com a entrada da nova estação, é normal que o número de inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e tempestades com granizo diminuam, já os vendavais passam a ser mais frequentes

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas