As Forças de Defesa de Israel frustaram uma invasão de 13 terroristas à comunidade de Sufa, ao sul de Israel. Os terroristas do Hamas utilizaram um túnel a partir do sul da Faixa de Gaza. Eles portavam fuzis automáticos, metralhadoras de alto calibre e diversos lançadores de foguetes.
A operação foi autorizada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo ministro da Defesa, Moshe Yaalon. Toda a ação foi filmada pelos caças da Força Aérea Israelense e divulgada na Internet:
O Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza, rejeitou recentemente um acordo de cessar-fogo proposto pelo Egito com consenso dos Estados Unidos e continuou a disparar foguetes contra cidades israelenses. Segundo informações da defesa, já são mais de 1,5 mil artefatos lançados contra o território hebreu.
Como retaliação a negativa de cessar-fogo e a tentativa de invasão, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ordenou uma ofensiva para atacar os túneis construídos para a infiltração. O objetivo é “infligir um golpe significativo para as infra-estruturas do Hamas e as outras organizações terroristas.” Por fim, Netanyahu declarou: “a operação ‘Limite Protetor’ vai continuar até que ele atinja seu objetivo – restaurar a tranquilidade para os cidadãos de Israel por um período prolongado.”