A Intendência do Garcia está realizando uma convocação para que as pessoas retirem as carteiras de trabalho (CTPS) solicitadas. No local, que emite o documento desde 2014, 83 carteiras estão aguardando a retirada, sendo 47 delas de anos anteriores, até mesmo do primeiro ano de emissão de carteiras no local. As outras 36 são de protocolos emitidos neste ano, especialmente no período em que a Intendência era o único local de Blumenau que fazia a emissão dos protocolos.
O intendente do Garcia, Jaime Cunha, alerta a todos sobre a questão de antecipar a emissão de novos protocolos para CTPS, evitando deixar para a última hora ou períodos de maior movimento, como as férias escolares no início do ano.
“Neste período em especial muitos pais aproveitam a época para o encaminhamento das carteiras dos filhos com 14 anos completos”, comenta. A Carteira de Trabalho é o documento que registra todo o histórico profissional do trabalhador, além de garantir direitos e benefícios, como o FGTS e o seguro-desemprego.
Em Blumenau, o posto do Ministério do Trabalho – junto a Praça do Cidadão, na Prefeitura – e a Intendência do Garcia são os locais onde pode ser feita a CTPS. Na Intendência do Garcia, o horário de funcionamento para emissão de protocolos é de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 15h, com informações adicionais pelos telefones 3381-7495 ou 3381-7498. No Centro, o MTE atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Documentação necessária:
1ª VIA:
- Necessário ter 14 anos completos
- Certidão de Nascimento / Casamento (Original e atualizado)
- RG (Carteira de Identidade)
- CPF
- Comprovante de endereço (Recente e legível)
- Titulo de eleitor (maior de 18 anos)
2ª VIA:
(Em caso de renovação)
- Carteira de trabalho antiga
(Em caso de perda/roubo/extravio)
- Boletim de Ocorrência, emitido na Polícia Civil, ou número do protocolo da emissão no site –www.delegaciaeletronica.sc.gov.br
- Número/série da carteira antiga: Emitido pela Caixa Econômica Federal no Extrato do PIS ou em contratos de trabalho antigos/atuais registrados na carteira perdida.
Mais:
- Certidão de Nascimento / Casamento (Original e atualizado)
- RG (Carteira de Identidade)
- CPF
- Comprovante de endereço
- Titulo de eleitor (maior de 18 anos)
Yara Schram