Blumenau fica em 2º lugar geral nos Joguinhos Abertos

O município de Blumenau conquistou o segundo lugar geral na 28ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A competição aconteceu de 25 de julho a 1º de agosto, em Itajaí. A delegação blumenauense, composta por 321 integrantes, somou 119 pontos, ficando atrás apenas da campeã Joinville, com 143. Em terceiro lugar ficou Itajaí, com pontuação 110. Cerca de quatro mil jovens atletas de 75 municípios catarinenses participaram da disputa, que envolveu 16 modalidades, nos naipes masculino e feminino.

Blumenau também teve uma boa posição no quadro de medalhas e no quadro de troféus, nos quais ficou em primeiro e terceiro lugares respectivamente. Os atletas blumenauenses conquistaram 94 medalhas no total, sendo 35 de ouro, 26 de prata e 33 de bronze. O município também conseguiu três troféus de primeiro lugar, cinco de segundo lugar e quatro de terceiro lugar, demonstrando a qualidade técnica dos atletas blumenauenses.

Conforme explica Sérgio Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau, as cidades que conquistam do primeiro ao sexto lugar em cada modalidade somam pontos para o quadro geral. A cidade campeã recebe 13 pontos, que vão diminuindo até chegar à sexta colocada, que recebe um ponto. “Isso é um jeito de deixar a pontuação mais justa, já que se contassem pelo número de medalhas as modalidades individuais teriam mais vantagens”, esclarece Galdino.

Alguns destaques vão para as modalidades natação masculina, ginástica artística feminina e karatê feminino, nas quais Blumenau foi campeã. A cidade foi vice-campeã em atletismo feminino, handebol feminino, voleibol feminino e xadrez masculino. Em terceiro lugar ficaram as modalidades atletismo masculino, basquete masculino, judô masculino e voleibol masculino. Esses resultados contribuíram para a boa colocação da cidade na competição.

“O bom desempenho da cidade era esperado”, comenta Galdino. “Blumenau estava entre as favoritas nos Joguinhos, junto com Joinville, Itajaí e Criciúma. A relação de pontos entre essas cidades foi bem equilibrada. Os atletas da nossa cidade mostraram qualidade técnica e determinação durante toda a disputa”.

O presidente da FMD ainda destaca que os Joguinhos Abertos são importantes por reunirem atletas iniciantes e de alto rendimento, que têm a chance se aperfeiçoarem suas técnicas durante a disputa.

Mariana Campos Silva

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome