Blumenau é a 26ª melhor cidade para se viver, Balneário em quinto

Segundo relatório da Pnud, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), Blumenau aparece como a 26ª melhor cidade para se viver no Brasil, com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,806. Balneário Camboriú aparece em quinto lugar, com 0,845. O IDHM leva em conta dados como educação, expectativa de vida e renda. Blumenau já esteve no 38º lugar em 2000, ganhou 12 posições, já o município do litoral pulou de quarto para quinto, perdendo uma posição.

A cidade de colonização alemã só passa Balneário no quesito expectativa de vida, com uma pequena diferença de 78,64 anos para 78,62 anos respectivamente. A cidade catarinense com maior nota no relatório é a capital do estado, Florianópolis, em terceiro lugar com IDHM 800. Joaçaba (oeste catarinese) aparece em oitavo e Joinville (norte) em 21º lugar. Quem liderá a lista no Brasil é São Caetano do Sul (SP), com 0,862.

Índice de Desenvolvimento Humano

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil é de 0,730 (2012), sendo considerado elevado, com a 85º posição no ranking global. Porém ficamos atrás de países como Cuba (59º), Venezuela (71º) e Peru (77º). O ranking é usado como referência em ações globais contra a pobreza e a miséria. Porém especialistas discutem sua eficacia por países como Cuba ter boa colocação mesmo com uma população carente.

Receba notícias do Farol em seu WhatsApp

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome