Blumenau decreta situação de emergência por conta das chuvas

Prefeito Mário Hildebrandt em reunião com a Defesa Civil - foto de Marcelo Martins
Prefeito Mário Hildebrandt em reunião com a Defesa Civil – foto de Marcelo Martins

O prefeito Mário Hildebrandt hoje (26) um decreto que declara Situação de Emergência no em Blumenau por conta das chuvas intensas que ocasionaram deslizamentos, quedas de árvores e inundações registradas desde o dia 17 de janeiro.

Levantamentos preliminares da Secretaria Municipal de Defesa Civil calculam que os prejuízos devem superar R$ 3 milhões, envolvendo danos ao patrimônio público e privado. A maioria das ocorrências foram relacionadas à deslizamentos.

O prefeito Mário Hildebrandt, destaca a importância do decreto na busca por recursos para o município. “Com o decreto em mãos, e imagens que já temos dos problemas causados pela chuva, faremos agora o cadastro no sistema nacional de Defesa Civil, para que consigamos captar recursos para a recuperação” ressalta.

Até a tarde desta terça-feira (26) a Defesa Civil registra 357 ocorrências devido às chuvas. Destas, 217 são deslizamentos de terra, 40 quedas de árvores, 94 análises de risco e seis alagamentos. O acumulado mensal de chuva registrado chegou a 318,7mm em janeiro, o que já supera em 74% a média do mês, que é de 183 mm.

Apesar dos estragos, nenhum óbito ou ferido com gravidade foi registrado.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome