Fornecimento de água terá interrupção nesta terça-feira, 23

Usina do Salto em Blumenau - foto da Celesc
Usina do Salto em Blumenau – foto da Celesc

Por conta de um serviço na Usina do Salto, a captação de água do Samae na Estação de Tratamento de Água (ETA II) será interrompida por cerca de 10h na terça-feira (23). A medida deve causar desabastecimento parcial em Blumenau.

A ação da Celesc concluirá o serviço de troca das comportas da usina. O procedimento serve para a retirada do conduto que é utilizado na captação de água bruta para a estação de tratamento, marcado para às 7h. Os trabalhos iniciaram em setembro de 2018, quando a Celesc para a substituição das centenárias estruturas das comportas de madeira por novas feitas de aço.

O conduto que será retirado havia sido instalado para evitar que as regiões atendidas pela ETA II sofressem com a falta de abastecimento durante as obras. A retirada da estrutura é necessária para colocar a usina em operação.

O procedimento deve demorar cerca de 10 horas de trabalho. Além disso, em alguns momentos o sistema também poderá apresentar instabilidade, deixando a água turva. O diretor de Operações do Samae, Guto Reinert, informa que a situação deverá se normalizar quando terminar o procedimento.

“O processo realizado pela Celesc é necessário em função do desgaste daquela estrutura que era centenária. A troca das comportas oferecerá mais segurança aos técnicos que trabalham em áreas alagadas da usina e não haverá mais a necessidade de esvaziar o canal adutor para novas manutenções”, explica.

Os bairros atendidos pela ETA II que poderão sofrer com falta de água são: Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte, Testo Salto.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome