sábado, 20 de abril de 2024
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Vulcão e Netuno

Em 1804 Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832) polímata, escritor e estadista foi eleito presidente da Sociedade Mineralógica de Jena, fundada em 1798. Na área da geologia, interessava-se sobretudo pelos estudos que buscavam esclarecer a evolução geológica da Terra. À época de Goethe, acreditava-se ainda na cronologia mosaica, ou seja, datava-se a idade da Terra a partir dos registros dos patriarcas, de Adão até Noé, os quais apontavam a criação do planeta no ano de 4004 a.C. Somando-se 4.004 aos 1.800 anos após o nascimento de Cristo, chegava-se então à data de mais ou menos 6 mil anos de idade.

Acreditava-se, portanto, na ocorrência de um dilúvio universal, tal como descrito na Bíblia. Havia à época duas tendências conflitantes no campo do estudo da evolução geológica da Terra: a primeira, a dos vulcanistas (alusão ao deus greco-romano Vulcão), que considerava a incidência de terremotos e erupções vulcânicas como as forças naturais que teriam moldado e continuariam moldando a evolução da Terra; a segunda, a dos netunistas (numa alusão ao deus dos mares Netuno da mitologia greco-romana), defendia a ideia de uma evolução bem menos conturbada. Ou seja, pressupondo o dilúvio, a Terra em seu estado atual teria sido formada por camadas que teriam se sedimentado umas sobre as outras. Goethe era adepto desta teoria do netunismo.

É importante aqui assinalar que a adesão de Goethe a essa teoria se insere no contexto mais amplo de sua visão de mundo, de suas ideias sociais e antropológicas. Não é por acaso que ele adota uma visão da história da formação da Terra que privilegia o aspecto evolutivo pacífico e não catastrófico. Erupções vulcânicas e terremotos são para ele análogos às transformações sociais violentas, revolucionárias. Lembremo-nos aqui que Goethe foi contemporâneo da Revolução Francesa, a qual ele nunca aprovou e cujas consequências ele deplorava. Há inúmeras passagens em sua obra dramática e lírica posteriores à eclosão da Revolução que atestam seu temor em relação às irrupções de camadas sociais inferiores, vistas como erupções do magma vulcânico com alto poder de destruição. Dentro de sua concepção de mundo, existiria uma conexão entre a evolução da Terra e a evolução do homem, ou melhor, entre a história da Terra e a história humana.

No final de fevereiro de 1787, após quatro meses em Roma, Goethe e seu amigo Tischbein dirigiram-se ao sul, para Nápoles, onde chegaram em 25 de fevereiro. A estrada passava “por colinas vulcânicas” e foi “com silencioso deleite” que ele viu o Vesúvio à sua esquerda, “emitindo fumaça violentamente”, enquanto se dirigiam para a cidade. Aqui está sua descrição em Italian Journey (na tradução de Robert R. Heitner):

“Subi o Vesúvio, embora o tempo estivesse sombrio … Dois terços do cume estavam cobertos de nuvens. Por fim, chegamos à antiga cratera, que agora está preenchida, e encontramos as novas lavas de dois meses e quatorze dias atrás, também uma magra com cinco dias de idade, já resfriada. Escalamos por cima delas e subimos uma colina vulcânica recém-criada, que fumegava por todos os lados. A fumaça estava se afastando de nós, e eu queria ir em direção à cratera. Estávamos aproximadamente cinquenta passos na fumaça quando ficou tão densa que eu mal conseguia ver meus sapatos. Segurar um lenço não ajudou. Também perdi de vista o guia e meus passos eram inseguros sobre os pequenos fragmentos de lava que haviam sido lançados Achei melhor voltar atrás e guardar a visão desejada para um dia ensolarado com menos fumaça. Enquanto isso, também aprendi como é difícil respirar em tal atmosfera.

 

Exceto por isso, a montanha estava completamente quieta. Nem chamas, nem rugidos, nem chuvas de pedras, como sempre foi o caso desde a nossa chegada. Agora que a reconheci, posso, por assim dizer, sitiá-la logo à medida que o tempo consente em melhorar. “

Em seu relato autobiográfico da estada de quase dois anos na Itália, de 1786 a 1788, Viagem à Itália, Goethe descreve com horror uma erupção vulcânica na Sicília assim como, analogamente, os traços bárbaros do carnaval em Roma.

Fonte consultada: Kestler , Izabela Maria Furtado – Johann Wolfgang von Goethe: art and nature, poetry and Science.

Sérgio Campregher
Sérgio Campregher
Sérgio Campregher é historiador pela Uniasselvi/Fameblu e fala sobre política nacional e internacional e curiosidades. Escreve de Blumenau.
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