Você sabia? o Canadá tem uma rainha

Bandeira do Canadá (abdallahh)
Bandeira do Canadá (abdallahh)

Muita gente não sabe, mas o Canadá é uma Monarquia. Ao invés de um presidente os canadenses tem um Rei. O país é uma monarquia constitucional! E o que pode deixar os desavisados de boca aberta é que a atual monarca do Canadá é a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido.

Aquela senhorinha de 87 anos é a atual monarca constitucional e chefe de Estado do Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné,São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.

Sistema de Governo do Canadá

Quem manda lá mesmo é o primeiro-ministro Stephen Harper, líder do Partido Conservador do Canadá. Ele é de fato o chefe de estado do país. A rainha tem um representante com o título de governador geral, que não tem muita influência no rumo político do país.

O legislativo é composto pela Câmara dos Comuns, eleitos pelos canadenses, e pelo Senado. Os senadores são escolhidos pelo primeiro-ministro e aprovados pelo governador geral, indiretamente pela rainha. Para que uma Lei seja válida tem de ser aprovada nas duas casas.

No Brasil o sistema é parecido, mas os políticos da Câmara dos Deputados, semelhante a Câmara dos Comuns, e os do Senado são eleitos pelo povo. E para que uma Lei passe a ter validade, deve ser sancionada pelo Presidente da República.

2 Comentários

  1. Está errado, o chefe de estado de fato é a Rainha sim. O primeiro ministro exerce os poderes da rainha, chefiando o governo, o governo de Sua Majestade. Num sistema parlamentar, existe separação entre a chefia de estado e de governo

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome