Vigilância sanitária recolhe lote de leite com formol

Leite
Leite Lajeado Grande (Divulgação)

A Vigilância Sanitária Estadual, ligada a Secretaria de Estado da Saúde, determinou que seja retirado de circulação um lote de Leite UHT Integral da marca Lajeado Grande. O órgão confirmou presença de formol no alimento e afirmou por meio de nota: “este produto não deve ser consumido, pois apresenta risco à saúde.”

Em Blumenau a vigilância municipal percorre os mercados em busca do produto. O lote onde foi detectado o problema é o de número H:16:03 L59, sob inspeção do SIF/DIPOA número 0038/1501. O produto é fabricado em uma usina de beneficiamento em Ponte Serrada, no Oeste do Estado.

O formol é usado para aumentar a vida útil do leite, mas segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a substância pode causar três tipos de câncer, nasofaringe, nasossinusal e leucemia.


As reclamações sobre a contaminação partiram de Blumenau. Em nota a empresa afirma que “segue todos os procedimentos controle interno de qualidade”. A empresa também se colocou a disposição pelos telefones (49) 3435-0007, (49) 8825-2907 (Operadora Claro) com Eliane, (49) 8864-7900 (Claro) com Gabriane. A ligação pode ser feita a cobrar.

Um comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome