Vigilância Epidemiológica confirma mais 4 casos de H1N1

26a9acbf79c8a45c36db68fab008dc38

A vigilância Epidemiológica recebeu no final da tarde de ontem os resultados de seis, dos oito exames que aguardavam confirmação de infecção pelo vírus H1N1. Dois retornaram com resultado negativo e quatro confirmaram positivos para a gripe A. Assim, Blumenau contabiliza doze casos positivos de gripe A, incluindo os dois óbitos registrados no final de semana.

Outros dois exames ainda aguardam resultados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e mais quatro coletas foram realizadas ontem, o que aumenta para seis o número de suspeitos.

Os pacientes internados confirmados com H1N1 são dois homens e duas mulheres, que têm entre 36 e 65 anos, são moradores dos bairros Fortaleza, Garcia, Vorstadt e Nova Esperança e dois deles estão internados em Unidade de Terapia Intensiva.

Medidas de ação e prevenção

No final da manhã desta segunda-feira, 28, a Secretária de Saúde de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, comandou uma reunião com diretores e técnicos da vigilância epidemiológica municipal e estadual, a fim de traçar um planejamento referente aos casos positivos de H1N1 confirmados no município. Também esteve presente na reunião o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing.

No começo da tarde de ontem, em uma coletiva de imprensa, foram apresentadas as próximas ações a serem tomadas, que envolvem a tentativa de antecipação, junto ao Ministério da Saúde, da Campanha de Vacinação, bem como o reforço dos protocolos junto aos profissionais de saúde e a importância da prevenção por parte da população. A campanha de vacinação contra o H1N1 está prevista para iniciar em 30 de abril.

A Secretaria de Saúde já disponibilizou a medicação antiviral aos serviços de saúde da cidade, tanto públicos quanto privados. O medicamento é gratuito e será prescrito conforme critérios e avaliação médica. A secretaria estadual garantiu que não haverá falta de medicação. Em casos de sintomas como febre, tosse e desconforto respiratório, a indicação é de que a pessoa procure uma unidade de saúde rapidamente.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome