Uma proposição inusitada de proibir a abertura de estabelecimentos comerciais aos domingos em Blumenau gerou hoje (2) uma reação conjunta de entidades empresariais. A proposta foi protocolada pelo vereador Jovino Cardoso.
O projeto de lei que prevê restrição a abertura de comércio aos domingos foi protocolada nesta semana e encaminhado a Comissão de Constituição e Justiça. O vereador afirmou que foram os trabalhadores do setor que solicitaram a restrição.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe), a Associação Empresarial (Acib) e o Sindilojas, entidades de Blumenau assinaram nota conjunta de repúdio ao projeto.
É lamentável saber que um vereador da nossa cidade apresente um projeto que seja contrário ao desenvolvimento de Blumenau, à geração de emprego e renda às milhares de famílias e ainda quer prejudicar o turismo da cidade.
De acordo com o comunicado, o comércio varejista e o setor de turismo representam 22,1% das empresas e são responsáveis por 17% dos empregos em Blumenau. “Parece-nos que o parlamentar não vivencia o dia a dia da cidade”, diz a nota.

As entidades afirmam que o projeto também vai na contramão de “tudo que o município e os empresários têm feito para alavancar o turismo na cidade e conquistar visitantes o ano todo, em um calendário repleto de eventos mensalmente”.
Para que tenha validade, o projeto precisa primeiro tramitar nas comissões e depois ser aprovado pelo plenário do Legislativo. A proposta ainda seria analisada no Poder Executivo pelo prefeito Mário Hildebrandt e publicada em diário oficial.