segunda-feira, 17 de junho de 2024
20.4 C
Blumenau

Veja como deve ficar a reforma completa do Shopping H

Após anos de serviço, o Shopping H passa por uma revitalização para oferecer uma experiência mais agradável e moderna. Segundo comunicado divulgado na terça-feira (14), a expectativa é concluir a obra até o próximo ano, de 2024.

Em 1878, os irmãos Hering chegaram ao Brasil, devido à crise causada pela Guerra Franco-Prussiana. Eles se estabeleceram em Blumenau e abriram uma loja na Rua XV de Novembro, onde é o atual Shopping H, para comercializar produtos.

Com tradição e experiência familiar na tecelagem, começaram a produzir peças de malha de algodão. Em 1895, Ernst Robert Steinbach, o primeiro funcionário contratado, deu continuidade ao negócio, enquanto os irmãos se concentravam na indústria.

Em 1918, a Lojas Hering, que ocupava todo o andar térreo do prédio, prosperou, abastecendo não só o mercado local, mas também o país.

Entre as curiosidades, o Shopping proporcionou uma das primeiras escadas rolantes e a maior loja de departamentos do estado, além de ser uma memória afetiva para quem frequentava a região central da cidade.

“Com uma nova concepção de design e layout, o Shopping H será totalmente renovado para atender às expectativas dos consumidores atuais. O retrofit inclui a modernização das instalações, a criação de novas áreas de lazer e entretenimento, e a ampliação da oferta de lojas, bares e restaurantes”, conta Rogério Couto, superintendente, do Shopping H.

Lojas Hering para o Shopping H

Em 1976, a Lojas Hering é classificada como a maior de departamento de Santa Catarina, sendo referência nacional e Sul-Americana. Nos anos 1980, Blumenau foi duramente atingida por uma enchente, que afetou a economia da região.

Ainda em recuperação, após o Mercosul, em 1991, a maioria dos produtos que estimulavam o turismo de compras no município passou a ser encontrada também na América do Sul, diminuindo a demanda em solos blumenauenses. Somado a isso, inúmeros planos econômicos entre os anos 1980 e 1990 dificultaram para as empresas e muitas faliram ou tiveram que se reinventar.

Na Lojas Hering não foi diferente. Nesse processo, em 1994, foi vendida para vários acionistas e o prédio principal transformado em um centro comercial, chamado de Centro Comercial Lojas Hering. Foi uma mudança gradativa também impactada pelo novo costume que surgia, em que muitas lojas migraram para o formato de shopping center.

Em outubro de 2000, o centro comercial foi rebatizado como Shopping H, para acompanhar as novas tendências, onde o conceito de shopping ganhava mais força.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas