Vandalismo causa perda de centenas de vacinas no bairro Fortaleza

A unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Zebert Kraupp, localizada no bairro Fortaleza, foi alvo de vandalismo no final de semana, gerando a perda de quase 350 doses de vacinas para o município. O prejuízo foi superior a R$ 5 mil.

O disjuntor de energia elétrica da unidade foi desligado durante o final de semana. A falta de energia acarretou o desligamento da geladeira que armazena as vacinas. Com isso, mais de 20 tipos de imunobiológicos foram expostos a temperaturas inadequadas, o que inutilizou vacinas contra doenças como HPV, sarampo, febre amarela, tétano, pneumonia, entre outras. A faixa ideal de conservação das vacinas é de 5°C, mas sem energia o termômetro chegou a marcar 25ºC.

Vacinação em unidade de saúde de Blumenau - foto de Michele Lamin
Vacinação em unidade de saúde de Blumenau – foto de Michele Lamin

“Muito além dos prejuízos financeiros, está o dano causado à saúde daquela comunidade, usuários do SUS. Ainda mais condenável este ato em um momento delicado que o país passa, de dificuldade de abastecimento de vacinas, e vulnerabilidade que temos na cidade com tantos vírus circulando, como o causador do Sarampo e da Febre Amarela”, avaliou o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Um boletim de ocorrência do ocorrido foi registrado e um cadeado instalado para evitar novas ocorrências. A sala de vacinação da unidade já retomou o funcionamento, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome