Início Geral Vacinação contra gripe é ampliada para todos em Blumenau

Vacinação contra gripe é ampliada para todos em Blumenau

A vacinação contra a gripe foi ampliada ontem (6) para toda a população com mais de 6 meses de idade em Blumenau, sem necessidade de agendamento. Basta se dirigir a uma unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral da Família (AGF) com sala de vacina ativa, portando documento com foto e carteira de vacinação.

A relação das unidades que possuem sala de vacina ativa está disponível no site. Pessoas acima de 12 anos não precisam respeitar intervalo de 15 dias entre aplicação das vacinas contra gripe e Covid-19.

As campanhas contra a Influenza e o Sarampo que iniciaram no dia 4 de abril e encerraram na última sexta, foram prorrogadas até o dia 24 de junho, mas os grupos prioritários terão atenção especial para receber a dose contra a gripe.

Para a campanha contra o Sarampo, permanece a orientação de vacinar todas as crianças de 6 meses a menores de 12 anos de idade, além dos trabalhadores de saúde independente do vínculo com estabelecimento de saúde.

Vacina contra a influenza – foto de Michele Lamin

Cobertura vacinal contra gripe

A vacinação contra influenza está abaixo do esperado, sendo que até esta última quarta-feira, dia 1º de junho, foram aplicadas 27,6 mil vacinas contra a gripe em idosos acima de 60 anos, o número representa apenas 52,1% de um público de mais 53 mil pessoas. Ainda contra a gripe, apenas 4,5 mil trabalhadores da saúde buscaram o imunizante, o que representa apenas 56,4% de um total de 8 mil trabalhadores.

Entre as pessoas com comorbidades, foram aplicadas 4,4 mil doses – o que representa 26,1% de um público de 16,8 mil pessoas. Foram vacinadas 5,3 mil crianças de um publico total de 19,5 mil – o que representa apenas 27,2%. Foram vacinados 1,2 mil professores de um público total de 5,9 mil profissionais – o que representa 20,9% de cobertura.

Aplicação contra o sarampo

Até a última quarta-feira, dia 1º de junho, a campanha contra o sarampo vacinou apenas 4,4 mil trabalhadores da saúde em Blumenau. Já entre as crianças de 6 meses e menores de 5 anos, cerca de 5,8 mil foram vacinadas – o que representa apenas 29% de cobertura para este público.

- publicidade -
Sair da versão mobile