A Prefeitura de Blumenau anunciou que a vacinação contra a Influenza será ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade a partir de segunda-feira (15). Para ter acesso, basta procurar uma das 33 salas ativas do município.
As salas estão localizadas tanto nos Ambulatórios Gerais e em unidades de Estratégias Saúde da Família. Basta levar um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação. A ampliação é uma diretriz nacional.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, com tendência a se disseminar facilmente, portanto, a vacina é segura e considerada medida eficaz para evitar casos graves e óbitos.
O secretário de saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.
“A doença costuma ter início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza, por isso, ampliaremos a vacinação para toda a população a partir dos seis meses de idade, lembrando que, os grupos prioritários, considerados pelo Ministério da Saúde como os mais vulneráveis, seguem tendo prioridade”, argumenta o secretário.