Vacina pode prevenir a pneumonia em todas as idades

A procura por ambientes fechados no inverno favorecem a propagação de vírus e bactérias como o Streptococcus Pneumoniae, provocando infecções pneumocócicas, que podem resultar em otites, pneumonia ou ainda doenças mais invasivas, como a bacteremia e meningite. A contaminação pelo pneumococo, como é conhecida essa bactéria, é responsável por todas essas doenças e atinge principalmente as crianças, adultos com mais de 50 anos e pessoas com sistema imunológico debilitado.

Para se prevenir, além da já conhecida vacina contra a gripe que protege contra o vírus influenza, a vacina Pneumocócica, também conhecida como Prevenar 13 é outra importante aliada da população. De acordo com o diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Sérgio Kreibich, a vacina ajuda a prevenir cerca de 90% das doenças provocada pelo pneumococo.

O médico ressalta que a imunização contra doenças pneumocócicas deve ser realizada nos primeiros meses de vida, já que o maior número de casos concentra-se nessa fase. No entanto, todos podem se beneficiar da medida preventiva. “A vacina é recomendada para todas as crianças e adultos com maior risco de desenvolver pneumonia ou outros tipos de doenças pneumocócicas invasivas”, afirma Mauro.

A vacina Prevenar 13 está disponível no Hospital Dia do Pulmão, localizado na Rua Engenheiro Paul Werner, 1141 – Itoupava Seca, Blumenau. A vacina também é disponibilizada em clínicas privadas de vacinação.

Hospital do Pulmão

Indicações:

– Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade;
– Para crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se o esquema das vacinas VPC13 e VPP23;
– Para maiores de 50 e 60 anos, recomenda-se o esquema das vacinas VPC13 e VPP23;
– Procedimentos como a Esplenectomia (cirúrgica ou funcional, como na anemia falciforme);
– Deficiência de imunoglobulinas;
– Neoplasias malignas;
– Portadores de AIDS;
– Fístula liquórica798;
– Pessoas com doenças pulmonares, como a enfisema, bronquite crônica, asma brônquica e bronquiectasias;
– Indivíduos com insuficiência cardíaca, renal ou hepática;
– Portadores de diabetes;
– Dependentes de álcool.

Contraindicações:

– Crianças que apresentaram quadro de anafilaxia após usar algum componente ou após a dose anterior da vacina.

Efeitos e reações:

As reações mais frequentes são as locais como: dor, vermelhidão e inchaço ou endurecimento.

Dose Única

– Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas que justifiquem a vacinação e ainda não vacinados. Em algumas situações, pode ser indicado duas doses com intervalo de dois meses.
– Maiores de 50 anos.

Dose Complementar

– Maiores de 60 anos, recomenda-se a vacinação complementar com a vacina pneumocócica polissacarídica 23 – valente (VPP23).

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome