quarta-feira, 24 de julho de 2024
24.1 C
Blumenau

Urupema registra a menor temperatura do Brasil no ano: -7,2°C

Gelo na cidade de São Joaquim (James Tavares / Secom)
Gelo na cidade de São Joaquim (James Tavares / Secom)

Urupema registrou a menor temperaturas do ano em Santa Catarina, atingindo -7,2°C no Morro da Antena. Esta é uma das menores temperaturas já registradas na cidade, conhecida por ser uma das mais frias do Brasil.

A combinação da altitude e a presença de uma massa de ar polar contribuíram para esta marca. Em várias regiões, os termômetros marcaram temperaturas negativas, com geadas intensas em algumas áreas.

As menores temperaturas registradas pelas estações meteorológicas oficiais, ocorreram em Urupema (-7,2°C), em São Joaquim (-6,5°C) e em Urubici (-5,3°C).

Devido às temperaturas extremamente baixas, foram registradas geada em diversas partes do estado. Nas áreas da Serra Catarinense, ocorreram congelamentos de pistas, encanamentos, plantas, e até lagos e caixas d’água. Essas condições são resultantes de uma forte massa de ar polar que influencia a região.

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, as baixas temperaturas persistirão até a manhã de segunda-feira, 1º de julho.

“Nos pontos mais altos dos planaltos, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas continuarão próximas de 0°C ou negativas. No restante do estado, o próximo amanhecer deve registrar temperaturas entre 1°C e 6°C”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas