URB abre oportunidades para apenados

Ana Matesco
URB abre oportunidades para apenados (Ana Matesco)

A reinserção de apenados vem de um projeto da Companhia de Urbanização (URB) em convênio com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina, onde oferece trabalho e a reinserção dos apenados que cumprem o regime semi-aberto no Presídio Regional de Blumenau.

Batizado como Começar de Novo, o projeto foi bem aceito pela comunidade e pelos detentos, ou reeducando, assim que o convênio os denominam. Mais de 250 pessoas participaram da iniciativa e 13 delas foram trabalhar na URB após a progressão de sua pena ao regime aberto.

Alguns detentos vêem como oportunidade, assim diz Juan Kratz, 23 anos, “foi muito bom para mim. Estou longe da vida que levava antes e posso dormir de cabeça fria”, Juan participou do projeto por poucos meses. Em maio de 2014 ele começou a trabalhar na Companhia de Urbanização, como colaborador.

Gabriel Felipe Queiroz, 26 anos, nunca havia trabalhado formalmente antes de entrar no sistema prisional. Gabriel que cumpriu cinco meses de regime fechado e que durante seis meses de semi-aberto participou do projeto Começar de Novo. No início de 2015 o detento progrediu ao regime aberto e desde fevereiro integra no corpo de funcionários da URB. “O trabalho e a igreja me tiraram da criminalidade e das drogas. Ficarei aqui por muito tempo”, finaliza Gabriel, que irá assumir o cargo de roçador após passar no último concurso realizado.

O Projeto Começar de Novo foi uma aliança entre o cumprimento do papel social, a busca de mão de obra e a busca pela recuperação financeira, diz o presidente da URB, Emerson Vieira. “Observando todos estes resultados tanto no que diz respeito à evolução destes homens, quanto na qualidade de seu trabalho e no resultado financeiro, queremos ampliar e atender mais pessoas”, finaliza Emerson. O projeto é indeterminado e ainda pode ampliar.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome