Travessia perigosa do Shopping Neumartk tem solução

DSC02245
Travessia em frente ao Shopping Neumartk (Celso Rosa)

Um mito na cabeça de muitos motoristas é de que o pedestre não pode atravessar fora da faixa de pedestre. Por outro lado, tem a teimosia do pedestre de se arriscar em qualquer lugar. Está é uma cena que se repete diariamente em frente ao Shopping Neumartk, no centro de Blumenau.

Código Nacional de Trânsito prevê a travessia fora da faixa, mas você DEVE passar na faixa se estiver a até 50 metros dela. Fora isso, a travessia é permitida desde que o pedestre tome “precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos”.

Travessia inteligente?
Travessia pelo túnel adiciona 250 metros no trajeto

No Neumartk existe um túnel, mas Segundo o Google Maps, a distância entre a faixa da Namy Deeke e o túnel é de aproximadamente 200 metros, ou seja, a travessia é permitida em 100 metros deste intervalo e é realizada com frequência. Mas é possível atravessar com segurança? O tráfego na Sete de Setembro é intenso e não é preciso um radar para constatar o rotineiro desrespeito ao limite de 60 km/h.

Por outro lado o uso do túnel é desestimulado pela insegurança, já que roubos são frequentes e já aconteceram até tentativas de estupro. Ainda assim cruzar a Sete de Setembro pelo asfalto significa uma economia de pelo menos três minutos e 200 metros menos.

A solução proposta por este autor é que seja instalado uma faixa de pedestres com temporizador eletrônico ao lado da saída do estacionamento do Shopping e a Caixa Econômica. Seria necessário estabelecer um pequeno intervalo de no máximo 15 segundos no semáforo da Namy Deeke x Sete de Setembro.

Essa ação pode salvar vidas, beneficiar os deficientes físicos e estimular o trânsito de pedestres na região central da cidade, algo que uma cidade com 230 mil carros e um trânsito frenético precisa.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome