Testes rápidos de Covid-19 começam a ser aplicados em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau recebeu 15 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 e vai iniciar as testagens na segunda-feira (8), sendo aplicados a pacientes que se enquadrem em critérios estabelecidos pela Secretaria de Saúde.

O resultado do teste fica pronto entre 15 e 30 minutos e terão indicação para fazer o teste rápido os profissionais de saúde ativos que atuam nos serviços da Secretaria de Saúde, sintomáticos ou não; pessoas com 60 anos ou mais e sintomáticas; cuidadores de idosos com certificação profissional, registro em carteira, ou declaração assinada do empregador; contatos assintomáticos que sejam residentes no mesmo domicílio de pessoas consideradas recuperadas de Covid-19; e ainda servidores públicos municipais que estejam atuando diretamente em atendimento ao público.

Para os servidores públicos municipais, tanto da secretaria de saúde quanto os demais casos previstos que se enquadram nos critérios, o teste será feito por uma equipe volante da Semus, conforme organização a ser estabelecida pela gestão.

Para os demais públicos estabelecidos, a realização do teste poderá ocorrer em um dos sete Ambulatórios Gerais ou ainda no Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica.

Avenida Beira Rio em frente a Prefeitura de Blumenau - foto de Marcelo Martins
Avenida Beira Rio em frente a Prefeitura de Blumenau – foto de Marcelo Martins

Motoristas e cobradores também serão testados

Motoristas, cobradores e profissionais da empresa concessionária do transporte coletivo de Blumenau, envolvidos na operação, farão o teste rápido na próxima semana, a fim de garantir maior segurança sanitária na retomada dos serviços.

Quando usar o teste rápido

Os testes rápidos têm resultado entre 15 e 30 minutos e são indicados para diagnóstico em pacientes com tempo de evolução dos sintomas superior a oito dias. Pacientes sintomáticos e com critério clínico seguem realizando o teste laboratorial RT-PCR, que tem indicação de coleta preferencialmente entre o terceiro e quinto dias de sintomas.

Os testes sorológicos com identificação de anticorpos IgM e IgG aoSARS-CoV-2 (mais conhecido como Coronavírus), não são recomendados para a confirmação diagnóstico de pacientes com sintomas de início recente, e inclusive, se aplicado em desacordo, reduz a sensibilidade e confiabilidade do resultado.

Aquisição dos testes

A Prefeitura de Blumenau fez a aquisição de 15 mil testes rápidos, pelo valor global de R$1.199.000,00. Cada kit teve valor unitário de R$ 79,93. Já foram adquiridos outros quatro mil testes do tipo RT-PCR e ainda no mês de junho serão feitos dois processos: um de registro de preços para a aquisição de outros 10 mil testes RT-PCR; e uma licitação para compra de mais 15 mil testes rápidos.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome