Testes gratuitos de glicemia ajudam a identificar o diabetes

4a43383e179f8b7f55c665aa3249079a

Durante a Semana Municipal do Diabetes diversas ações de conscientização sobre a doença estão sendo realizadas em Blumenau. Na manhã desta terça-feira, dia10, no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, parte da equipe do Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD) estava fazendo o teste de glicemia, que ajuda no diagnóstico.

As atividades terminam no sábado (14) quando a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Santa Isabel, estará na escadaria da Igreja Matriz, na rua XV de Novembro, das 8h às 13h, oferecendo orientações e a realização do teste, gratuitamente.

O diagnóstico precoce, aliado a hábitos saudáveis, ajudam o paciente a conviver melhor com o diabetes. Com a realização dos testes de glicemia, a intenção da equipe da SEMUS é rastrear pessoas que tem a doença e não sabem.

Foi o que aconteceu com Márcia Regina de Borba, de 47 anos, que fez o teste rápido hoje e foi encaminhada ao médico para realizar exames laboratoriais. “Eu já tinha feito uma outra vez e tinha dado alteração. Eu sempre me cuido, mas agora vou ao médico investigar.”, disse Márcia, que lembra ter um caso de pessoa com diabetes na família.

De 60 testes que haviam sido realizados no evento, 25% apresentou alteração, um dos indícios da disfunção. A atividade de hoje ocorre até às 16h. Tatiana Cristina Ferreira passou no centro de saúde para usar outro serviço, mas já aproveitou para medir o açúcar no sangue. “Meu pai é insulinodependente e meu filho está com princípio de diabetes. Por segurança, eu sempre que posso faço o exame. Hoje deu tudo tranqüilo.”, desabafou.

Dia Mundial do Diabetes

De acordo com o calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia 14 de novembro é considerado o Dia Mundial do Diabetes. Neste dia são realizadas campanhas a fim de conscientizar a população quanto ao diabetes, sua prevenção, e tratamentos.

Marília Prado

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome