Téspis Cia. de Teatro: uma aventura de duas décadas

Não é fácil viver de teatro em Santa Catarina. O cenário cultural do nosso Estado não se compara aos estados vizinhos e a Minas e Bahia – muito menos ao eixo Rio-São Paulo. Quem opta pela arte como profissão deve estar preparado para investir mais do que receber.

(Foto de Rivo Biehl)

Téspis Cia. de Teatro

Nesse panorama desolador, um corajoso grupo da vizinha Itajaí completa vinte anos de existência este ano. Fundado pelos atores e diretores Max Reinert e Denise da Luz, e recentemente tendo a adição do ator Jonata Gonçalves, além de diversos colaboradores, o Téspis está preparando uma comemoração no lugar onde mais gostam de estar: o palco.

Nos dias 5 a 10 de novembro, o grupo mostra um pouco do seu extenso repertório, e traz convidados para se apresentarem (entre eles, os nossos conterrâneos da Cia. Carona) e para ministrarem oficinas. O local é o Teatro Municipal de Itajaí, e a entrada é franca para todos os eventos.
O que os itajaienses estão realizando é o sonho de muitos grupos independentes: um festival próprio, com apoio público e privado, para festejar uma vida de teatro. Com tanta gente talentosa desistindo da aventura da arte por falta de condições de seguir em frente, só resta dar um grande “bravo!” ao grupo, e desejar mais algumas décadas de alegria e luta.

Por Iran Silveira

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome