Temporais afetam 38 municípios em Santa Catarina

Rio do Sul foi uma das cidades do Vale do Itajaí em situação de emergência (SDC Rio do Sul)
Rio do Sul foi uma das cidades do Vale do Itajaí em situação de emergência (SDC Rio do Sul)

A Defesa Civil de Santa Catarina informou hoje (14) que subiu para 38 o número de municípios afetados pelas chuvas fortes, vendavais e granizos no estado. Até a noite de ontem (13) eram 35 cidades atingidas pelas chuvas desde o último dia 8.

Ao todo, mais de 7,4 mil pessoas já foram afetadas. Os desalojados somam 622 e os desabrigados, 316. Mais de 1.500 residências e seis instalações públicas foram danificadas ou atingidas. A previsão divulgada pela Defesa Civil é de que amanhã (15), devido a uma frente fria, as regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul registrem chuva no período da tarde e da noite.

O órgão alerta que persiste o risco de granizo e de rajadas de vento. A Defesa Civil orienta que, em caso de tempestades com raios, vento e granizo a população permaneça em local seguro e não transite em locais abertos, próximos a árvores e objetos que possam ser arremessados. Em caso de granizo, a população deve procurar locais com boas coberturas além de fechar portas e janelas e não fazer uso de equipamentos elétricos ou telefones.

Em casos de inundações, a orientação é evitar contato com a água e não dirigir em locais alagados. Quando houver deslizamento de terra, a população deve deixar as residências se observar que há inclinação de postes e árvores e rachaduras em paredes e muros.

Com informações de Agência Brasil

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome