A Defesa Civil de Santa Catarina informou hoje (14) que subiu para 38 o número de municípios afetados pelas chuvas fortes, vendavais e granizos no estado. Até a noite de ontem (13) eram 35 cidades atingidas pelas chuvas desde o último dia 8.
Ao todo, mais de 7,4 mil pessoas já foram afetadas. Os desalojados somam 622 e os desabrigados, 316. Mais de 1.500 residências e seis instalações públicas foram danificadas ou atingidas. A previsão divulgada pela Defesa Civil é de que amanhã (15), devido a uma frente fria, as regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul registrem chuva no período da tarde e da noite.
O órgão alerta que persiste o risco de granizo e de rajadas de vento. A Defesa Civil orienta que, em caso de tempestades com raios, vento e granizo a população permaneça em local seguro e não transite em locais abertos, próximos a árvores e objetos que possam ser arremessados. Em caso de granizo, a população deve procurar locais com boas coberturas além de fechar portas e janelas e não fazer uso de equipamentos elétricos ou telefones.
Em casos de inundações, a orientação é evitar contato com a água e não dirigir em locais alagados. Quando houver deslizamento de terra, a população deve deixar as residências se observar que há inclinação de postes e árvores e rachaduras em paredes e muros.
Com informações de Agência Brasil