Tempo permanece instável até a primeira semana de julho

As notícias meteorológicas para o Estado de Santa Catarina não são boas para os próximos dias devido a passagem de sistemas de baixa pressão. Segundo o AlertaBlu, em Blumenau o tempo deve permanecer instável pelo menos até dia 6 de julho, quando uma massa de ar seco garante tempo firme.

Acompanhe mais notícias sobre as chuvas

Durante todo o período entre esta sexta-feira (27) e segunda-feira (30), a chuva deve variar entre moderada a forte com trovoadas. Só hoje,  deve chover 90 milímetros. Deste modo, o clima permanece instável pelo menos até sábado (6) devido a atuação de uma frente fria.

“O que pode ocorrer são alagamentos e, principalmente, deslizamentos de terra, dado o alto volume de chuva que deixará o terreno encharcado”, destacou o secretário de Defesa do Cidadão (Sedeci), Telmo Duarte. A Sedeci ressalta que todos devem permanecer atentos, em especial aqueles que residem em áreas vulneráveis.

Santa Catarina

Segundo a Epagri/Ciram, nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul (Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul), pode ocorrer pontuais de 300 milímetros ou mais, gerando o risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.

Recomendações da Defesa Civil

  • Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
  • Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

A Defesa Civil está de plantão no pelo telefone 199.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome