James Edwin Webb (1906-1992) liderou a NASA durante a década de 1960, quando ela estava se preparando para pousar pessoas na lua.
Depois que um incêndio matou três astronautas em 1967, Webb estabeleceu a tradição de que a NASA confessaria seus erros com investigações transparentes; ele também foi um campeão da ciência espacial, além do voo espacial humano.
Em 2002, Sean O’Keefe, então administrador da Nasa, anunciou que o próximo telescópio seria nomeado em homenagem a Webb. Alguns astrônomos ficaram desapontados por não ter o nome de um astrônomo.
- O ex-administrador da NASA James Edwin Webb, à direita, com o ex-presidente Harry S. Truman na recém-inaugurada sede da NASA em Washington em 1961 – foto NASA
- James Edwin Webb (1906–1992) foi o segundo administrador da NASA – foto NASA
- James Edwin Webb (à esquerda) no Salão Oval falando com o presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson em 1967 – foto NASA
- Telescópio Espacial James Webb – foto NASA
O sucessor do telescópio Espacial Hubble foi nomeado em sua homenagem: Telescópio James Webb (JWST). Esta honra foi discutida de forma controversa em 2021. Mais de 1200 astrônomos pediram que o nome fosse renomeado, já que Webb teria tolerado a discriminação contra funcionários homossexuais durante seu tempo como diretor da Nasa.
Depois que uma comissão investigou o comportamento de Webb no caso de demissões de subordinados, o atual chefe da Nasa, Bill Nelson, disse que nada foi encontrado para justificar uma mudança de nome.