Telescópio James Webb

James Edwin Webb (1906-1992) liderou a NASA durante a década de 1960, quando ela estava se preparando para pousar pessoas na lua.

Depois que um incêndio matou três astronautas em 1967, Webb estabeleceu a tradição de que a NASA confessaria seus erros com investigações transparentes; ele também foi um campeão da ciência espacial, além do vôo espacial humano.

Em 2002, Sean O’Keefe, então administrador da NASA, anunciou que o próximo telescópio seria nomeado em homenagem a Webb. Alguns astrônomos ficaram desapontados por não ter o nome de um astrônomo.

O sucessor do telescópio Espacial Hubble foi nomeado em sua homenagem: Telescópio Espacial James Webb (JWST). Esta honra foi discutida de forma controversa em 2021. Mais de 1200 astrônomos pediram que o nome fosse renomeado, já que Webb teria tolerado a discriminação contra funcionários homossexuais durante seu tempo como diretor da NASA. Depois que uma comissão investigou o comportamento de Webb no caso de demissões de subordinados, o atual chefe da NASA, Bill Nelson, disse que nada foi encontrado para justificar uma mudança de nome.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome