sábado, 20 de abril de 2024
21.1 C
Blumenau

Taxa básica de juros do Brasil cai pela oitava vez

O Banco Central anunciou na quarta-feira (17) a redução, pela oitava vez consecutiva, o juros básico da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic para 2,25% ao ano, com corte de 0,75 ponto percentual.

Com a decisão, a Selic está no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central desde 1986. A redução da taxa estimula a economia porque o juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo.

Entenda

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas