- publicidade -Clique e garanta seu ingresso para a Oktoberfest 2022
Início Política e Economia Tarifa extra na conta de energia elétrica sairá do nível mais caro

Tarifa extra na conta de energia elétrica sairá do nível mais caro

O sistema de bandeiras tarifárias de energia irá para o nível verde a partir do dia 16 de abril, quando não há acréscimo de valor para os consumidores no Brasil. O anúncio foi realizado hoje pelo Ministério de Minas e Energia.

O fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, um acréscimo aproximado de 20%.

A cobrança ocorreu pela hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021, forçando uso de termelétricas. As hidrelétricas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país.

Fatura de energia elétrica, conta de luz, da Celesc – foto de Júlio Cavalheiro / Secom

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês, mas a medida anunciada hoje antecipa a redução em cerca de 15 dias.

Bandeiras

O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado como forma de recompor os gastos extras das distribuidoras de energia com a compra de energia de usinas termelétricas. A cor da bandeira que é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) indica o custo da energia elétrica, em função das condições de geração de eletricidade.

Sair da versão mobile