Sobre-elevação da barragem de Ituporanga reduz risco de cheias

Sobre-elevação da barragem Sul reduz risco de cheias (Defesa Civil Ituporanga)
Sobre-elevação da barragem Sul reduz risco de cheias (Defesa Civil Ituporanga)

Em boletim das 17h deste domingo, a Defesa Civil informa que o Rio Itajaí-Açu está em situação de emergência, com nível de 7,20m em Rio do Sul. Mesmo assim, a Secretaria de Estado da Defesa Civil monitora a situação 24 horas por dia.

A situação das barragens também estão em monitoramento constante. Na barragem Oeste, em Taió, a estrutura está com 10m. Todas as comportas estão fechadas. Já na barragem Sul, em Ituporanga, atinge 27,94m. A estrutura está com uma comporta aberta e quatro fechadas.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, o trabalho incansável da equipe da Diretoria de Prevenção garantiu uma operacionalização tranquila dos barramentos, e no caso de Ituporanga outro fator contribuiu para minimizar possíveis cheias. “A sobre-elevação finalizada em Ituporanga assegurou mais dois metros de retenção no local”, destacou.

Hobus esteve em Alfredo Wagner, que registrou grande volume de chuva, e retornou a Florianópolis, onde permaneceu o restante do dia acompanhando a equipe das diretorias de Prevenção e Resposta que trabalham para agilizar a resposta e auxílio aos municípios afetados. O mesmo ocorre com os coordenadores regionais que estão espalhados por Santa Catarina para atender prefeitos e coordenadores municipais, seja no atendimento aos afetados ou documentação e itens de assistência humanitária.

Até a tarde deste domingo, 24 município informaram ocorrências desde a quinta-feira, 24, quando um forte vendaval atingiu Santa Catarina. Nas últimas 24 horas, foi a chuva intensa que trouxe problemas. Para se ter ideia do volume de precipitação, houve registro superior a 150mm em 24 horas.

Com informações da Secom SC

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome