No 27º dia de greve dos servidores municipais de Blumenau, a Prefeitura abandonou a postura de ficar de fora da mesa de negociação e apresentou duas propostas em um só dia para o Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb).
A primeira prevê reajuste de R$ 16,00 no Vale Alimentação para 2015 e R$18,00 por dia trabalhado em 2016, a elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos da Saúde e a continuidade das negociações com o fim da greve. Essa proposta foi rejeitada em assembléia pela maioria dos servidores que se concentram em frente a Prefeitura.
Já a segunda proposta prevê que os descontos dos dias parados dos servidores grevistas da saúde e educação sejam parcelados em até três vezes. Segundo nota da Administração Municipal, essa proposta não passou por votação dos servidores, mesmo tendo sido apresentada antes da assembleia realizada durante a tarde. Já o Sintraseb diz: “mesmo não tendo sido apreciada pela assembleia, os membros da comissão de negociação e os representantes por local de trabalho consideraram a proposta um desrespeito para com os servidores e a população.”
Um despacho do desembargador Carlos Adilson Silva autorizou a prefeitura a descontar os dias parados dos servidores. “Está a merecer deferimento o pleito de desconto dos dias não trabalhados”. A greve é um direito constitucional, mas o desembargador entende que a educação e a saúde devem ser mantidas em sua totalidade.