terça-feira, 16 de abril de 2024
24.8 C
Blumenau

Sindicato promete retomar as paralisações do transporte coletivo

Transporte coletivo ônibus (Eraldo Schnaider)
Transporte coletivo (Eraldo Schnaider)

Após um período de “folga” para os usuários do transporte coletivo de Blumenau, o sindicato de motoristas e cobradores, o Sindetranscol, anunciou que vai retomar nesta terça-feira (23) as paralisações do sistema para forçar a concessionária BluMob a aceitar novos termos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Citando rompimento do contrato de concessão do transporte coletivo com o Consórcio Siga, assinado pelo prefeito Napoleão Bernardes em 23 de janeiro de 2016, o sindicato questiona em uma publicação no Facebook: “melhorou pra quem?”.

Dois anos se passaram e os mais de 1300 ex-trabalhadores(as) do SIGA seguem sem receber seus direitos trabalhistas, a passagem do ônibus subiu quatro vezes, a empresa “emergencial” tornou-se a concessionária “oficial” por 20 anos, veículos velhos circularam e ainda circulam pela cidade, terminais de pré-embarque estão abandonados, diversas reduções de horários e, para completar, os direitos dos trabalhadores do transporte coletivo voltam a estar ameaçados.

O transporte coletivo vem sofrendo paralisações sem aviso desde dezembro, causando transtornos para milhares de pessoas. O objetivo da categoria é incluir clausulas no acordo coletivo que anulem as novas leis do trabalho, apesar da empresa BluMob alegar que oferece a manutenção dos direitos vigentes.

De acordo com o Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol), as mobilizações são contra a “demora nas negociações coletivas”. A retomada é muito próxima ao fim das tabelas reduzidas de ano novo, que acontece na sexta-feira (26).

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas