Símbolos da FEB são furtados de monumento histórico em Blumenau

Duas placas que identificam o MONUMENTO AOS HERÓIS EXPEDICIONÁRIOS de Blumenau, na Praça Marechal Mascarenhas de Moraes, Fonte Luminosa, foram furtadas no dia 18 de abril, informou Jackson Michel, Relações Públicas da Associação dos Veteranos do 23º BI – Grupo Operacional.

Uma terceira placa, que identifica o busto do MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES, comandante em chefe da FEB na Itália, sofreu tentativa de furto e foi vandalizada. Para evitar danos, o busto foi retirado do local.

O ato de vandalismo ocorreu de madrugada de segunda-feira (18). Um boletim de ocorrência foi confeccionado.

DISQUE DENÚNCIA

Solicitamos a participação da sociedade blumenauense para fazer denúncias sem se identificar. As informações são encaminhadas para diferentes órgãos da Segurança Pública em Blumenau e ajudam na prisão dos criminosos e receptadores.

DISQUE 181 POLÍCIA CIVIL ou 190 POLÍCIA MILITAR.

O Disque Denúncia é um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime. Os telefones 181 e 190 funcionam 24 horas, todos os dias da semana, e as ligações são gratuitas.

Outros contatos são o 23º Batalhão de Infantaria, no telefone (47) 3324-2299, e a Associação dos Veteranos do 23º BI: (47) 99125 1656.

FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA – BLUMENAU/SC

Na PRAÇA MASCARENHAS DE MORAIS o Monumento Votivo é composto por três obras distintas. A primeira presta homenagem aos Ítalo e teuto-brasileiros do Vale do Itajaí, que junto aos brasileiros de origem açoriana cerraram fileiras no 32º BATALHÃO DE CAÇADORES (atual 23º BI) para combateram e venceram os nazifascistas na Itália. Um segundo monumento presta homenagem aos expedicionários de Blumenau que tombaram em combate. E o terceiro monumento rende justa homenagem ao MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES, Comandante em Chefe da FEB na Itália.

8 DE MAIO DE 1993 – Inauguração do monumento votivo aos Heróis Expedicionários do Vale do Itajaí - foto do acervo 23º BI
8 DE MAIO DE 1993 – Inauguração do monumento votivo aos Heróis Expedicionários do Vale do Itajaí – foto do acervo 23º BI

Em 1944 o 32º BATALHÃO DE CAÇADORES – Blumenau –SC, contribuiu com contingente de 538 homens para a formação da FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA, sendo que seis de seus valorosos soldados tombaram no campo de batalha, lutando em prol da liberdade dos povos democráticos.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome