Serviços Urbanos alerta para lixo despejado em áreas proibidas

8b43b8ba8c3f39b8590c5599bab958ce

Quem nunca se deparou com lixo jogado irregularmente em terrenos baldios da cidade? Móveis sem uso, pedaços de madeira e peças de roupas são resíduos infelizmente encontrados em esquinas, causando prejuízos aos cofres públicos.

Segundo dados da Prefeitura de Blumenau, somente no primeiro semestre de 2015, 2 mil toneladas de entulhos foram recolhidas em vários pontos da cidade. Só no mês de setembro foram mais de 320 toneladas.

A Ouvidoria Geral do Município registrou nos seis primeiros deste ano 59 solicitações da comunidade referentes ao descarte irregular de resíduos. Desses pedidos, 46 já foram resolvidos por meio da Secretaria de Serviços Urbanos.

Além dos custos que o descarte irregular de lixo traz, estas situações representam um problema de saúde pública, com o mau-cheiro e a proliferação de insetos e animais peçonhentos. O descarte irregular de resíduos é crime, previsto na Lei 2047/1974.

“Os proprietários dos terrenos sem edificações devem ficar atentos à situação para evitar que elas ocorram, pois eles podem ser notificados”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Rafael Jansen.

Ele destaca que a comunidade tem papel importante para evitar que lixo seja jogado em lugares irregulares. “Contamos com o apoio do cidadão para denunciar quando ver alguém fazendo isso. É responsabilidade de todos manter a cidade limpa”, afirma.

As denúncias podem ser feitas através do telefone 156 ou no [email protected].

Como proceder

Móveis, roupas e outros utensílios que não são mais utilizados e estão em bom estado podem beneficiar outras pessoas que precisam. Ao invés de jogar em lugares irregulares, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do telefone 3381-6653, e solicitar a lista de contatos com as instituições que necessitam e recebem doações deste gênero. Dessa forma, é possível contribuir com a sociedade e ainda preservar o meio ambiente.

Com informações da PMB

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome