Senac oferece curso gratuito na área cultural

A Faculdade de Tecnologia Senac de Blumenau está com as inscrições abertas para o curso gratuito de Condutor Cultural Local. As matrículas podem ser feitas até uma semana antes do início das aulas. O interessado deve ter pelo menos 15 anos e estar cursando no mínimo o Ensino Fundamental. A turma terá 35 alunos e as aulas noturnas começam no dia 16 de março.

O profissional estará habilitado para conduzir visitantes e turistas aos ambientes de interesse cultural, desenvolvendo atividades interpretativas fundamentadas na história e memória local, contribuindo, deste modo, para a valorização e conservação do patrimônio existente. Fazem parte dos roteiros, entre outros, museus, monumentos, prédios e áreas históricas.

O turismo é considerado o terceiro setor mais lucrativo da economia mundial. Um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC) de 2013 afirma que o setor de viagens e turismo contribuiu com 9,5% para a economia global. Os números do Brasil mostram que o setor apresentou contribuição total (que inclui as atividades diretas, indiretas e induzidas do turismo) de 9,2% do PIB, o equivalente a US$ 205,6 bilhões gerados.

O Condutor Cultural Local é fundamental para a qualidade da experiência turística, pois são vistos como fonte de informação e a referência máxima na visita a um atrativo local. Desta forma, o guia apresenta não somente os lugares, mas também as tradições e os costumes de cada local.

O curso tem como objetivo formar um profissional que tenha as competências de conduzir turistas e informar corretamente a história cultural dos atrativos que fazem parte do contexto simbólico da região. Este profissional também deve ter a competência de qualificar e dimensionar os contextos dos atrativos de forma fidedigna, dando suporte para a manutenção da cultura material e imaterial da região.

Saiba mais

Curso: Condutor Cultural Local
Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer
Área: Turismo
Modalidade de Educação Profissional: Formação Inicial e Continuada
Tipo de curso: Capacitação presencial
Carga horária: 200 horas

Vagas: 35

Requisitos e formas de acesso:

Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade mínima: 15 anos
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto

Período das aulas: 16 de março a 9 de julho, de segunda a quinta-feira
Horário: 19h às 22h
Informações adicionais: (47) 3035-9999 (8h às 21h)
Endereço: Avenida Brasil, 610 – Ponta Aguda

Sérgio Antonell

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome