segunda-feira, 17 de junho de 2024
20.4 C
Blumenau

Semáforo será instalado em frente ao Hospital Santo Antônio

A Prefeitura de Blumenau comunicou ontem (2) que iniciou a instalação de uma estrutura semafórica em frente ao Hospital Santo Antônio. Atualmente o local conta apenas com uma travessia com faixa elevada.

Segundo comunicado, o objetivo da mudança, que também engloba outras ações, é aumentar a segurança para os pedestres que circulam na região que tem alta demanda por conta dos serviços hospitalares disponíveis no local.

“Hoje, somente em relação à demanda hospitalar local, a Rua Itajaí conta com a circulação média de mais de 2.500 pessoas/dia, acrescido a circulação de acompanhantes, ambulâncias e outros veículos que acessam o hospital, serviços e estacionamentos próximos. Pensando no conforto e segurança viária para pedestres e veículos, e uma melhor mobilidade urbana, projetamos uma série de melhorias para a região”, explica o secretário de planejamento, Éder Boron.

Travessia em frente ao Hospital Santo Antônio - foto de Marcelo Martins
Travessia em frente ao Hospital Santo Antônio – foto de Marcelo Martins

As mudanças são motivadas pelas futuras obras que acontecerão na unidade hospitalar, para a revitalização de seus espaços. Entre essas mudanças estão, por exemplo, novos locais para a recepção de pacientes, entrada exclusiva para o futuro centro de obstetrícia, alteração na entrada e saída de ambulâncias e remoção de poste de energia.

Projeto

Atualmente os acessos à estrutura hospitalar, em sua grande maioria, estão centralizados próximo ao pronto socorro da unidade do Hospital Santo Antônio. Com as mudanças previstas no plano diretor da instituição, em breve o local terá acessos distintos, exclusivos para diferentes tipos de atendimento aos pacientes.

Sendo assim, a faixa elevada implantada em frente ao pronto socorro do hospital será retirada da Rua Itajaí. Os serviços de remoção e pavimentação serão feitos após a completa instalação do sistema semafórico com botoeiras de travessia e faixa de pedestres, que está em andamento. O novo local de travessia será implantado logo abaixo da passarela do hospital, aproveitando a cobertura.

Além disso, o ponto de ônibus localizado em frente à unidade será realocado com poucos metros de diferença do local atual para possibilitar outra importante mudança para a população: o acréscimo de oito novas vagas em recuo para o embarque e desembarque de passageiros. As novas vagas fazem com que o ponto de táxis do local também seja realocado, permanecendo ainda em frente à unidade hospitalar.

“Além do aumento iminente da segurança, essas alterações visam proporcionar mais fluxo aos veículos e maior organização em relação ao trânsito. Afinal, de forma mais eficiente, vamos automatizar o processo de travessia. Em resumo, o nosso projeto traz aumento na segurança e descentralização dos acessos ao hospital, buscando melhorar o acesso e a segurança da população aos serviços de saúde” finaliza o secretário de trânsito, Alexandro Fernandes.

Os serviços no local serão executados ao longo dos próximos meses, dependendo das condições climáticas apresentadas no município.

Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas