Quatro adolescentes foram apreendidos e dois adultos presos durante a semana em uma operação contra a violência nas escolas. O resultado da operação após o ataque a creche em Blumenau foi anunciado na quinta-feira (20) pela Polícia Civil.
A operação ocorreu em Florianópolis, São José, Biguaçu, Brusque, Blumenau, Capinzal e Campo Erê envolvendo diferentes diretorias da Polícia Civil. Segundo balanço, desde o ataque foram investigadas 98 ameaças de forma preventiva.
“Isso não é inédito. A Polícia Civil de Santa Catarina está sempre atuante e já realizamos cinco operações por diversas delegacias do estado” informou o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, durante entrevista coletiva.
Segundo o diretor de Inteligência da Polícia Civil (DIPC), delegado Gustavo Madeira, desde o dia 5 de abril foram conduzidas para a delegacia o total de 38 pessoas, sendo que 28 adolescentes foram apreendidos e 18 presos.
Deic, presente!
O nome da operação, Deic, presente!, faz alusão à chamada realizada pelos professores em sala de aula. O objetivo é manter a vigilância contínua dos estudantes, bem como identificar e responsabilizar quem disseminar informações sobre atentados.