Segunda dose da Pfizer adiantada e novas agendas de vacina contra a Covid-19

Blumenau disponibilizou nesta segunda-feira (25) a possibilidade de pessoas que receberam a primeira dose da vacina da Pfizer/Comirnaty, antes do dia 21 de setembro, possam solicitar a antecipação do prazo da segunda dose de 12 para 8 semanas. Para solicitar a alteração, basta acessar o site da Prefeitura e clicar no botão “antecipação segunda dose Covid”. O prazo entre as doses deve ser de, no mínimo 56 dias, para que o sistema permita a alteração.

Também será disponibilizada nova agenda para adolescentes, população adulta, pessoas acima de 18 anos e doses de reforço para idosos acima de 60 anos que receberam a segunda dose ou dose única há mais de 6 meses. A agenda inicia às 17h e conta com cerca de 3.2 mil vagas. As doses serão aplicadas nesta terça e quarta-feira. Com exceção dos idosos, os demais grupos serão vacinados Central de Vacinação, no Setor 3, do Parque Vila Germânica.

O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que terá atendimento enquanto houver disponibilidade de vagas ou até as 22h, caso a agenda não seja preenchida antes desse horário.

Vacina contra a Covid-19 - foto de Eraldo Schnaider
Vacina contra a Covid-19 – foto de Eraldo Schnaider

Conforme as vagas do primeiro dia forem preenchidas o sistema disponibilizará as vagas do dia seguinte. Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. É necessário levar documento de identificação e, caso tenha, carteira de saúde.

Confira os públicos que podem agendar vacinação e a documentação:

Pessoas entre 12 e 17 anos: Documento de identificação com foto e acompanhado do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais – conforme modelo.

Pessoas acima dos 18 anos: Documento de identificação com foto.

Pessoas acima de 60 anos: Ao chegar em um dos Ambulatórios Gerais o usuário deve apresentar documento oficial com foto e carteira de vacina. Caso o usuário ainda não tenha cadastro no SUS, será necessário apresentar comprovante de residência.

Aplicação da vacina

Para evitar aglomerações a orientação é que os usuários cheguem com até 10 minutos de antecedência no Parque Vila Germânica e levem acompanhantes apenas em caso de necessidade. Além do documento de identificação com foto e da carteira de vacinação, é preciso ter em mãos a documentação que comprove a inclusão no grupo para o qual agenda foi solicitada.
Caso o usuário chegue com mais de 10 minutos de antecedência, ele deverá aguardar até seu horário de vacinação. Serão tolerados atrasos de até 15 minutos.

Os usuários podem acessar o Setor 3 entrando pela Rua Humberto de Campos, utilizando o estacionamento localizado em frente à Central de Vacinação (nos fundos do Ginásio do Galegão). A Central conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome