Secretaria de Saúde confirma duas mortes por H1N1 em Blumenau

Na tarde deste domingo a Vigilância Epidemiológica de Blumenau, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou a morte de dois pacientes diagnosticados com o vírus da gripe H1N1. Ambos já estavam internados há cerca de três semanas, quando os exames tiveram resultado positivo para o vírus.

As vítimas são uma mulher, de 48 anos, que estava na UTI do Hospital Santa Catarina, era moradora do bairro Velha e faleceu na madrugada de sábado. O outro caso foi de um homem, de 43 anos, que estava internado na UTI do Hospital Santa Isabel, era morador do bairro Progresso e teve o óbito registrado no sábado à tarde.

A Secretaria de Saúde fará nesta manhã uma reunião técnica para traçar diretrizes quanto à situação da gripe H1N1 na cidade. A orientação é de que a população pratique a prevenção com a etiqueta da tosse, evitando lugares fechados e com grande concentração de pessoas, além da lavagem das mãos com freqüência.

Blumenau teve atualmente oito casos confirmados de H1N1, incluído os dois pacientes que morreram neste final de semana, sendo que três seguem internados em Unidades de Terapia Intensiva. Outros oito pacientes seguem aguardando o resultados do exame, cinco deles já internados em UTI’s. Todos os casos, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, suspeitos ou confirmados, estão hospitalizados.

A Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1, determinada pelo Ministério da Saúde, está programada para iniciar em 30 de abril. A Secretaria de Saúde do município estuda formas de adiantar a vacinação, juntamente ao Ministério e a Secretaria de Estado da Saúde.

Grupos prioritários da campanha de vacinação:

  • crianças menores de cinco anos
  • trabalhadores da área da saúde
  • gestantes e puérperas
  • idosos
  • indígenas aldeados
  • pacientes portadores de duas ou mais doenças

Veja algumas do que fazer quando estiver com gripe ou resfriado:

e927d052265f2292298948175b401f1d

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome