SC é o primeiro estado a emitir numeração única para RG e CPF

O Governo de Santa Catarina, por meio do Instituto Geral de Perícias (IGP), lançou oficialmente nesta segunda-feira (8) o início das operações de emissão do novo documento de identidade com número único em todo o estado.

A partir de agora, as carteiras de identidade produzidas em território catarinense apresentam o número do CPF do cidadão também como número do RG. O projeto pioneiro representa um passo fundamental na construção de um sistema nacional integrado e seguro.

“Além da praticidade de se ter uma só numeração para os dois principais documentos presentes em nossas vidas, a fusão do CPF com o RG vai eliminar inconsistências do sistema e blindá-lo contra a maior parte das fraudes na emissão da carteira de identidade”, destaca o governador Carlos Moisés.

Carteira de identidade - foto de Mauricio Vieira / Secom
Carteira de identidade – foto de Mauricio Vieira / Secom

O lançamento da nova identidade não tira a validade dos documentos atuais. Por isso, não há necessidade de correr para solicitar um novo RG. No futuro, a tendência é que seja adotado exclusivamente um documento unificado.

O motivo

Cada um dos 27 estados brasileiros possui sistema de identificação independente, permitindo que um mesmo cidadão possa ter até 27 numerações de RG diferentes. Se replicado em todos os estados brasileiros, haverá o CPF como única chave de consulta.

No primeiro dia de atendimento para emissão do novo documento, o sistema integrado identificou 27 inconsistências por meio do cruzamento de dados da base estadual com a base da Receita Federal.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome