Santa Catarina vai retomar atividades econômicas na próxima semana

Rua XV de Novembro vazia em plena quinta-feira - foto de Giovanni Silva
Rua XV de Novembro vazia em plena quinta-feira – foto de Giovanni Silva

O Governo de Santa Catarina lançou um plano nesta quinta-feira (26) para a retomada da atividade econômica na próxima semana. Também foi informado que o total de casos de coronavírus subiu para 149, com uma morte.

O plano prevê a abertura de agências bancárias, cooperativas e lotéricas já na segunda-feira. Já na quarta-feira (1º) serão liberados atividades e os serviços privados não essenciais, como academias, shopping, bares, restaurantes e o comércio. Hotéis, escritórios e construções também podem retornar.

Em todos os casos com atendimento presencial, será necessário limitar a entrada de pessoas em 50% da capacidade, controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, e distância mínima de 1,5 metros.

Porém, as pessoas com 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes devem ficar afastados sem prejuízo ao salário. As empresas podem fretar transporte para os trabalhadores com metade da capacidade utilizada.

Transporte coletivo

Permanece suspensa a circulação de veículos de transporte coletivo urbano
municipal e intermunicipal de passageiros, assim como a circulação e o ingresso no território catarinense de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, bem como veículos de fretamento.

Escolas e igrejas

As aulas continuam suspensas em escolas da rede pública e particular por um decreto assinado no dia 16 de Março e válido por 30 dias. As igrejas continuam com a restrição de cultos e missas, sendo possível atendimento individual.

Casos de coronavírus Covid-19

Santa Catarina tem 149 casos confirmados e registrou a primeira morte por Covid-19. O primeiro óbito foi de um homem de 86 anos. O estado segue com 325 casos suspeitos da doença em todas as regiões.

As cidades catarinenses com casos confirmados são: Balneário Arroio do Silva (1), Balneário Camboriú (8), Blumenau (12), Braço do Norte (9), Camboriú (4), Canelinha (1), Chapecó (4), Criciúma (12), Florianópolis (20), Gaspar (1), Gravatal (3), Içara (1), Imbituba (5), Itajaí (16), Itapema (1), Jaguaruna (2), Jaraguá do Sul (2), Joinville (7), Lages (1), Navegantes (3), Pomerode (1), Porto Belo (3), Rancho Queimado (2), São José (8), São Ludgero (1), São Pedro de Alcântara (1), Siderópolis (2), Tijucas (1), Timbé do Sul (1), Tubarão (8).

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome