Santa Catarina tem o menor número de homicídios desde 2008

Viatura da Polícia Militar na Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest de Blumenau - foto de GIovanni SIlva
Viatura da Polícia Militar na Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest de Blumenau – foto de GIovanni SIlva

Os homicídios tiveram queda de 7,5% em 12 meses no estado de Santa Catarina, passando de 690 em 2020 para 638 no ano passado. Trata-se do menor número desde que o indicador passou a ser contabilizado, no ano de 2008.

Com isso, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu de 9,5 para 8,8 em solo catarinense, a mais baixa do Sul do Brasil. O total de mortes violentas – que inclui também latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de ação policial – teve redução percentual ainda mais significativa: 8,9%.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Pontes, o trabalho integrado do Colegiado Superior colaborou para a redução da violência.

“Trabalhar de forma integrada e focar nas ações preventivas nos auxiliou a reduzir esses índices. Destaque para o trabalho da inteligência policial, que serviu de suporte para as ações operacionais devidamente planejadas, e para as ações internas visando a qualificação dos policiais militares. Também houve investimentos em viaturas, armamentos e equipamentos. Estas foram algumas das ações importantes na prevenção e na repressão aos crimes violentos”, diz Pontes.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome