Santa Catarina tem aumento de 9,1% da produção industrial em junho

Trabalho em indústria de celulose - foto de Amanda Oliveira/GOVBA
Trabalho em indústria de celulose – foto de Amanda Oliveira/GOVBA

A Pesquisa Industrial Mensal divulgada na terça-feira (11) pelo IBGE, demonstra que a produção da indústria catarinense teve o crescimento de 9,1% em relação ao mês anterior. A pesquisa foi realizada no mês de junho em 15 locais brasileiros.

O economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan, observa que a indústria catarinense cresceu pelo segundo mês consecutivo e acima da média nacional. Em maio, havia subido 6,1%.

Segundo Zoldan “alguns setores estão mostrando maior evolução, como a fabricação de produtos alimentícios, que comparado com junho do ano passado, cresceu 5%, e no acumulado do ano, 2,3%. Outro setor que está obtendo mais resultados positivos é o de máquinas e aparelhos elétricos, que cresceu 7,6% em relação ao mesmo mês de 2019. O segmento de borracha e materiais plásticos, cresceu 3,4%, nessa comparação”.

O Estado que mais cresceu na produção industrial foi o Amazonas (65,7%), seguido pelo Ceará 39,2%, Rio Grande do Sul com 12,6%, São Paulo com 10,2%, e Santa Catarina, com taxa de 9,1%. No país, essa taxa foi de 8,9%.

Mas segundo o IBGE “permanece o movimento de menor intensidade no ritmo da produção industrial, ainda influenciada pelos efeitos do isolamento social e que afetou o processo de produção de várias unidades produtivas no país”.

Comparado ao mesmo período do ano passado a produção industrial encolheu em média 9,0%, em 12 dos 15 locais pesquisados em junho de 2020 ante junho de 2019.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome